sexta-feira, 22 de julho de 2005

Dejá Vú

Certamente que pelo menos uma vez na vida toda a gente já experimentou, mais ou menos profunda, uma sensação de Déjà vú (traduzido para português: Já Visto). E certamente que da mesma forma não há ninguém que nunca tenha ouvido falar em tal tipo de sensação. De qualquer modo vou aproveitar para expor o que para mim significa.

Acontece-me frequentemente sentir que a "cena" que estou a viver é uma repetição de algo que já passei. Mas tão perfeita que por vezes me assusta. Esta repetição traduz-se em eu estar num local onde já estive, a olhar exactamente para a mesma coisa, da mesma perpsectiva, a ouvir exactamente o mesmo e, o mais incrível, a ter o mesmo tipo de pensamento! Que pode até nem ter nada que ver com o contexto onde me encontro, mas ser algo que sem razão aparente me ocorreu, numa situação idêntica.
O facto de não perceber o porquê de me parecer que já vivi "aquilo" antes causa-me alguma frustração. Penso, inclusive, que não há explicação para estas impressões, pelo menos um motivo 100% confirmado e aceite pelos peritos em psicanálise e noutras ciências relacionadas.

Entre outros assuntos até hoje mantidos sob os misteriosos desígnios da psíquica humana estão também a telepatia e os sonhos premonitórios que tantas suposições, tantas especulações, tantas teses suscitaram e continuam a suscitar até que deixe de existir qualquer segredo sobre as potencialidades do cérebro e o poder mental do homem.
E vocês? Como apreciam estas questões?!

2 comentários:

Anónimo disse...

En não tenho frequentemente sensações de Deja vú, mas claro que já as tive.
Há quem diga que estas sensações se produzem porque estamos a viver algo com que sonhámos (os tais sonhos premonitórios) ou porque já vivemos uma situação idêntica em vidas anteriores...
Há gostos para tudo!
Quanto à telepatia acho que tenho telepatia com uma ou duas pessoas. Acontecia-me frequentemente, mas só com elas, dizer o mesmo ao mesmo tempo (mas mesmo muitas vezes) ou estarmos a ouvir a mesma música em locais diferentes, ou pensarmos uma na outra na mesma altura. No entanto, não sei até que ponto isto se pode chamar telepatia...

Anónimo disse...

Os dejá vú's são fudidos, não são? Eu tenho muitos e atrofiam-me bastante porque são matreiros, apanham-nos sempre nas alturas que não estamos a contar com eles.